Acessibilidade / Reportar erro

O SÉCULO XIX E A INVENÇÃO DE UMA CIDADE GREGA ANTIGA: REVISITANDO FUSTEL DE COULANGES* * Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. Agradeço profundamente à Maria Beatriz Florenzano por suas críticas e valiosos comentários à primeira versão deste trabalho. Sem dúvida alguma, suas sugestões elevaram em muito as minhas próprias expectativas quanto a este texto. Agradeço, igualmente, à valiosa "assessoria" de Oldimar Cardoso, que muito me ajudou na sistematização dos campos semânticos que estruturam o texto do Fustel. Essa pesquisa teve o apoio de uma bolsa Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

THE 19TH CENTURY AND THE INVENTION OF AN ANCIENT GREEK CITY: REVISITING FUSTEL DE COULANGES

Resumo

De Numa Denis Fustel de Coulanges, La Cité Antique (A Cidade Antiga) figura entre os trabalhos mais relevantes da segunda metade do século XIX, cuja influência na historiografia francesa até 1930 foi singular, tendo ainda inspirado muitas reflexões na segunda metade do século XX. Este artigo propõe reavaliar a obra em questão à luz da crítica contemporânea, objetivando ampliar, especialmente junto à historiografia brasileira, os debates em torno de uma das obras que foi a base de muitas gerações de historiadores, arqueólogos e estudiosos das letras clássicas.

Palavras-chave:
Fustel de Coulanges; cidade antiga; historiografia; Grécia antiga; Antiguidade Clássica

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br