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CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS NO SETOR DE TRANSPORTES: A RELAÇÃO INTENSA ENTRE MEMBROS DO GOVERNO, CAPITAL FRANCÊS E UMA FERROVIA BRASILEIRA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA (1910-1920)* * O presente artigo é uma versão alterada do Capítulo 4 da tese intitulada Nos trilhos da incerteza - A Rede Sul Mineirano contexto ferroviário brasileiro (1910-1934), defendida no Programa de Pós- Graduação em História Econômica do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, orientada pelo prof. dr. Alexandre Macchione Saes (FEA-USP). Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. O autor agradece as sugestões e observações realizadas pelos pareceristas anônimos.

CONCESSION OF PUBLIC SERVICES IN THE TRANSPORT SECTOR: THE INTENSE RELATIONSHIP BETWEEN MEMBERS OF THE GOVERNMENT, FRENCH CAPITAL AND A BRAZILIAN RAILWAY DURING THE FIRST REPUBLIC (1910-1920)

Resumo

Neste artigo, analisaremos a relação entre membros do governo (federal e estadual mineiro), diretorias e acionistas da Rede Sul Mineira e a casa bancária Perier & Cie., uma das representantes do capital francês no Brasil. O período escolhido, entre os anos de 1910 e 1920, justifica-se por dois motivos: primeiro, foi o período em que a Companhia Estradas de Ferro Federais Brasileiras - Rede Sul Mineira, empresa analisada, assumiu uma concessão de transporte ferroviário no sul do estado de Minas Gerais; segundo, porque esse mesmo período coincidiu com o auge e queda do volume de empréstimos franceses realizados no Brasil. Assim, foi possível perceber como as relações entre uma concessão de serviços públicos, classe política e capitais envolvidos - seja público ou privado, neste caso estrangeiro e francês - são intensas e obscuras. O caso da Sul Mineira talvez seja um dos mais emblemáticos do setor ferroviário, pois deixou muito claro que tais relações foram institucionalizadas na República Brasileira há mais de cem anos, não obstante os embates e atritos ocorridos no processo.

Palavras-chave
Ferrovias; Concessão de serviços públicos; Capital francês; Rede Sul Mineira; Membros do governo

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