Acessibilidade / Reportar erro

NO PAY, NO GAIN:* * Um pequeno trocadilho do ditado “No pain, no gain”, literalmente pode ser traduzido como “sem esforço, sem resultado”. Nesse caso, a corruptela “No pay, no gain”, significa, literalmente: “sem pagamento, sem resultado”. AS TENTATIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA PROPAGANDA PAGA PELA IMPRENSA ESTADUNIDENSE AO GOVERNO BRASILEIRO (1930-1945)** ** Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. Os documentos foram consultados no Arquivo Histórico do Itamaraty, na cidade do Rio de Janeiro - RJ.

NO PAY, NO GAIN:* * Um pequeno trocadilho do ditado “No pain, no gain”, literalmente pode ser traduzido como “sem esforço, sem resultado”. Nesse caso, a corruptela “No pay, no gain”, significa, literalmente: “sem pagamento, sem resultado”. THE ATTEMPTS TO IMPLEMENT THE PROPAGANDA PAYED BY THE AMERICAN PRESS TO THE BRAZILIAN GOVERNMENT (1930-1945)** ** Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. Os documentos foram consultados no Arquivo Histórico do Itamaraty, na cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Resumo

O aprimoramento das comunicações nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século XX, tornou a imprensa um importante ator na política, sobretudo no campo da opinião pública. Com isso, jornais e revistas se configuraram vitrines das principais questões do país. Pela importância, a utilização dos jornais e revistas se constituiu instrumento de propaganda externa dos países interessados em aprimorar suas relações com os EUA, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender, a partir da análise da documentação diplomática, o assédio dos profissionais da propaganda e jornalistas estadunidenses ao governo Vargas (1930-1945) por espaços pagos na imprensa estadunidense com objetivo de criar matérias jornalísticas favoráveis ao Brasil nos Estados Unidos.

Palavras-chave
Propaganda externa; jornais; relações públicas; Estados Unidos; poder brando; governo Vargas

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br