Acessibilidade / Reportar erro

ESCRAVOS HIPOTECADOS, CAMPINAS - 1865-1874* * Maria Alice Rosa Ribeiro: levantamento de dados e montagem de planilhas Excel, pesquisa bibliográfica, sustentação teórica, redação; Maria Aparecida Alvim de Camargo Penteado: levantamento de dados e montagem de planilhas Excel.

SLAVES AS COLLATERALS, CAMPINAS - 1865-1874

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o crédito por meio das escrituras públicas de empréstimo a juros com obrigações hipotecárias no município de Campinas, de 1865 a 1874, transcritas do Livro n. 2, “Inscrições de Hipotecas Especiais”. A análise concentra-se na propriedade escrava fornecida pelos devedores aos credores para assegurar o empréstimo. Procuramos analisar a composição dos escravos hipotecados, de acordo com sexo, origem, idade, e a riqueza patrimonial e ocupação dos principais devedores e credores hipotecários.

Palavras-chave:
Escravos; hipotecas; relações de crédito; economia cafeeira; Campinas

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br