Acessibilidade / Reportar erro

HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DAS CRISES* * Este artigo é uma versão modificada do texto por mim apresentado para a prova de erudição do concurso para Professor Titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) realizado em março de 2018. Toda a bibliografia empregada é citada no artigo, não publicado em plataforma preprint.

HISTORY AND HISTORIOGRAPHY OF CRISES

Resumo

Partindo da experiência contemporânea das crises econômicas e políticas, determinadas por fatores percebidos como incontroláveis, este artigo retoma algumas das mais importantes perspectivas historiográficas do século XIX ao XXI sobre o fenômeno. As teorias de colapso e de tempo cíclico são examinadas de um ponto de vista que busca estabelecer não só o conteúdo dos conceitos envolvidos como também a modalidade de sua ocorrência. Trata-se de apreender como cada teoria explica se a ocorrência das fases de um ciclo ou da derrocada de um sistema social resulta de condições casuais ou necessárias.

Palavras-chave:
Crises; colapso; ciclos; fatalidade ; necessidade relativa; acasos

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br