Acessibilidade / Reportar erro

HAVÍA CORRIDO LA VOZ: CIRCULAÇÃO DE RUMORES SOBRE A EXISTÊNCIA DE MINAS DE OURO NA REGIÃO DO RIO DA PRATA E PARAGUAI (1647-1680)1 1 O presente artigo é uma contribuição inédita e, portanto, não foi publicado em nenhuma plataforma de preprint. Todas as fontes e bibliografia empregadas estão mencionadas no texto e as fontes utilizadas foram consultadas no Archivo General de Índias (Espanha). Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. O autor participou de todas as atividades, incluindo pesquisa documental e bibliográfica, sistematização de dados e redação do artigo. Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2017/03606-8 e 2018/02354-8).

HAVÍA CORRIDO LA VOZ: RUMORS CIRCULATED ABOUT THE EXISTENCE OF GOLD MINES IN THE REGION OF RÍO DE LA PLATA AND PARAGUAY (1647-1680)

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender os rumores difundidos no porto de Buenos Aires a partir de 1647 envolvendo notícias relacionadas à existência de minas de ouro na região do Uruguai e Paraguai. Os rumores representaram anseios da sociedade, propiciando sua efetivação e, principalmente, sua rápida difusão. O porto de Buenos Aires, como ponto de encontro de pessoas provenientes de diferentes regiões foi locus privilegiado para a criação e circulação desse tipo de notícia. Apesar de sua origem difusa, os rumores acerca das minas foram apropriados por agentes locais. Pouco depois, Bernardino de Cárdenas, bispo do Paraguai, utilizaria dos rumores como forma de atacar seus rivais, no caso, os padres jesuítas. Essa apropriação garantiu não somente a efetividades das notícias, mas principalmente sua permanência no imaginário social por uma temporalidade mais ampla.

Palavras-chave:
Circulação; Notícias; Rumor; Mineração; Rio da Prata

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br