SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O relativismo cultural é válido nas ciências da saúde? Exame de suas bases filosóficasAlguns conhecimentos sôbre nutrição ligados à gestação e ao puerpério índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

LIMA, Olmar Salles de; BARBOSA, Victório; MACIEL, Wilson  e  IUNES, Magid. Comentários sôbre o funcionamento de unidade sanitária em escola médica. Rev. Saúde Pública [online]. 1971, vol.5, n.1, pp. 89-96. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101971000100011.

Ressaltando a necessidade das Escolas Médicas disporem de "Comunidade-Escola", são comentados alguns aspectos do convênio celebrado entre a Escola Paulista de Medicina e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que estabeleceu bases para operação conjunta de um Centro de Saúde, visando ao ensino, à pesquisa científica no campo da Saúde Pública, ao treinamento de pessoal e ao desenvolvimento de programas comunitários. É enfatizada a necessidade de que Unidades Especiais como esta, Centro de Saúde - Hospital - Ensino, estejam integradas com os órgãos Sanitários e participem das atividades previstas nos programas da Secretaria da Saúde da qual recebem orientação normativa. Comentam a organização e relatam as atividades desenvolvidas pela Unidade.

Palavras-chave : Comunidade-Escola; Centro de Saúde; Saúde pública; Educação médica; Medicina preventiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português