SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue4Data analysis of the prevalence of dental caries in Campinas city (S. Paulo, Brazil) after ten years of water fluoridationAnalysis of mortality by underlying and multiple causes of death author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GOTLIEB, Sabina Léa Davidson. Alguns aspectos da mortalidade entre japoneses e seus descendentes residentes no município de São Paulo, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1974, vol.8, n.4, pp. 411-420. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101974000400007.

São analisadas algumas características da mortalidade entre imigrantes japoneses e seus descendentes residentes no município de São Paulo, comparando-as com a população do Japão e geral do município de São Paulo. Os imigrantes japoneses e seus descendentes apresentam padrão de mortalidade de nível intermediário entre o do local de origem e o de destino, aproximando-se mais do nível de saúde do Japão. A mortalidade infantil entre os descendentes dos imigrantes, nascidos no município de São Paulo, é bem inferior à do município de São Paulo. O risco de morrer por lesões vasculares que afetam o sistema nervoso central é mais alto no Japão. Por outro lado, o risco de morrer por doenças cardíacas é muito mais alto no município de São Paulo. Os imigrantes japoneses apresentam-se num nível intermediário de mortalidade pelas causas acima referidas. Tal fato sugere atuação de fatores ambientais, levando os imigrantes a adquirirem padrão de mortalidade do local de destino.

Keywords : Mortalidade (por causa); Imigrantes [japoneses]; S. Paulo [Brasil].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese