SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The behavior of Staphylococcus aureus responsible for hospital infections in the presence of Phosphomycin activity "in vitro"The importance of screening for assymptomatical bacteriuria in pre-natal services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SANCHES, Odécio. Distribuição das medidas de induração e eritema na prova tuberculínica: aplicação de um método gráfico de decomposição de uma distribuição de freqüências em componentes normais. Rev. Saúde Pública [online]. 1975, vol.9, n.1, pp. 15-24. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101975000100005.

O teste tuberculínico, segundo a técnica de Mantoux, pretende classificar as pessoas de acordo com o tamanho da reação provocada por uma única e especificada dose de tuberculina. Dados empíricos mostram que as medidas de tais reações, obtidas em populações genéricas, representam a mistura de distintos grupos componentes. Com a finalidade de separar tais grupos, objetivando a solução posterior do problema de classificação, foi utilizado um método gráfico de decomposição de uma distribuição de freqüências em componentes normais para decompor distribuições de freqüências de medidas de induração e eritema. A decomposição obtida permite verificar que o número de componentes que descreve a distribuição da variável induração não é o mesmo que para a variável eritema, para os dados considerados.

Keywords : Teste tuberculínico; Técnica de Mantoux; Induração; Eritema; Mistura de distribuições normais; Distribuição normal truncada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese