SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The inhibiting action of magnesium thermophosphate on the fecundity of planorbids and the possible significance of this in controlling Schistosoma mansoniThe seroepidemiology of the Epstein-Barr vírus (EBV) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ATTA, Ajax Mercês; MAGALHAES, Luiz Augusto; ALCANTARA, Francisco Gomes de  and  PAREJA, Gilda. Esquistossomose mansônica. I - evolução do quadro patológico: análise parasitológica, hematológica e histopatológica. Rev. Saúde Pública [online]. 1981, vol.15, n.1, pp. 72-92. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101981000100008.

Com o objetivo de acompanhar a evolução da infecção bissexual primária de camundongos por S. mansoni, foram infectados camundongos Swiss com 100 cercárias da linhagem mineira (BH) de Schistosoma mansoni. A evolução da infecção foi acompanhada por um período de 8 semanas. Foi verificada uma relação entre o número de granulomas hepáticos e o número de vermes totais. O ganho de peso corporal, o peso do baço e a percentagem do peso do fígado em relação ao peso corporal foram diferentes quando comparados os animais infectados e controles. O quadro leucocitário dos camundongos infectados apresentou alterações no número de leucócitos totais, neutrófilos e linfócitos. Os exames histológicos do baço e do fígado revelaram alterações nestes órgãos de acordo com a fase da infecção.

Keywords : Esquistossomose mansônica; Patologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese