SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Mortality from violent causes in the city of S. Paulo, Brazil: IV - The situation in 1980Epidemiology of cancer of the oesophagus in S. Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

DRICOT D'ANS, Christiane  and  DRICOT, Jean M.. Metologia antropométrica do diagnóstico nutricional: um exemplo do nordeste brasileiro. Rev. Saúde Pública [online]. 1982, vol.16, n.1, pp. 42-53. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101982000100004.

Foram comparados os diferentes métodos de análise dos dados antropométricos usualmente utilizados como indicadores nutricionais, a fim de testar a sua sensibilidade e validade para a elaboração de planos de vigilância e/ou intervenção. A população estudada, numa comunidade do sertão paraibano (Brasil), constituiu em uma amostra de 110 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 3 a 71 meses. Várias combinações de peso e altura entre si e com relação à idade foram executadas utilizando diversos padrões de referência e métodos de avaliação comparativa. Verificou-se que a utilização de desvios-padrões é preferível às percentagens na caracterização epidemiológica e quantificação do estado nutricional de populações em situação de carência; no caso do emprego exclusivo de percentagens, o levantamento se limita à simples enumeração, as vezes exagerada, dos casos possíveis de desnutrição. Demonstrou-se também que o peso e a altura são realmente os indicadores mínimos, mas que para se obter dados epidemiológicos bem mais completos e proveitosos, é útil acrescentar a tomada do perímetro do braço e da prega cutânea tricipital.

Keywords : Inquéritos nutricionais [Nordeste, Brasil]; Antropometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese