SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Frequency of occurrence in the human environment dispersal of Culicidae mosquitoes in an area adjacent to a primitive Atlantic plain forest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BERGO, Eduardo Sterlino; BURALLI, Geraldo Magela; SANTOS, Jair Licio Ferreira  and  GURGEL, Sergio Mello. Avaliação do desenvolvimento larval de Anopheles darlingi criado em laboratório sob diferentes dietas. Rev. Saúde Pública [online]. 1990, vol.24, n.2, pp. 95-100. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101990000200003.

São testadas três dietas para larvas de A. darlingi, buscando-se os seguintes parâmetros indicativos de desenvolvimento nesta fase: tempo de evolução total e de cada estádio, sobrevivência ao estádio, diária e total. A metodologia utilizada na determinação desses parâmetros constitui-se da combinação de dois métodos de análise da estatística vital, adaptados ao estudo de populações mantidas em laboratório. Os tempos de evolução total e de cada estádio foram determinados gráficamente a partir das curvas de tendência dos estádios medianos da colônia, em inspeções sucessivas. Os valores de sobrevivência diária, ao estádio e total foram calculados a partir de tábuas de sobrevivência. Os resultados permitiram eleger a dieta composta de uma parte de farinha de peixe para duas partes de farinha de pão e duas partes de germe de trigo como a mais adequada ao desenvolvimento larval, com duração de 12,9 dias entre o primerio estádio e a emersão do adulto e sobrevivência total de 95%.

Keywords : Anopheles [crescimento]; Larva [crescimento]; Alimentação animal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese