SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2A serological inquiry for the detection of antibodies against the Human Immunodeficiency Virus (HIV) in children in a general wardMortality in women of reproductive age in S. Paulo city (Brazil), 1986: I - Description of the project and general results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MAGALDI, Cecília; CARANDINA, Luana  and  GIAROLA, Rosângela Maria. Análise das condições de saúde e de vida da população urbana de Botucatu, SP (Brasil): III - Conhecimentos e opiniões dos profissionais de saúde a respeito de sintomas de doenças, 1984. Rev. Saúde Pública [online]. 1990, vol.24, n.2, pp. 119-127. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101990000200007.

Foram estudados os conhecimentos e opiniões dos profissionais de saúde do Município de Botucatu, SP (Brasil), acerca da freqüência e gravidade de treze sintomas e sinais de doenças, visando à comparação com as opiniões emitidas pela população urbana do Município. Foram entrevistados 435 profissionais de saúde ativos (médicos, enfermeiros, auxiliares e atendentes de enfermagem e outros), a maioria do sexo feminino, com idade de 25 a 44 anos. A categoria de atendentes foi a mais numerosa. De modo geral, os cinco últimos sintomas da relação constante do formulário - sangue no escarro, sangramento vaginal, caroço no seio, acessos e sangue na urina, foram considerados menos freqüentes e mais graves, comparativamente aos oito primeiros: falta de ar, febre, fraqueza, dor nas costas, dor no peito, dor de cabeça, tosse e diarréia. Dentre as categorias, os médicos diferenciaram-se atribuindo, com menor freqüência, escores altos para a freqüência e gravidade. Os clínicos valorizaram mais do que os cirurgiões, esses dois fatores, para quase todos os sintomas. O cotejo com a opinião dos leigos entrevistados revelou semelhanças nas tendências, embora tenha havido, por parte destes, maior valorização da freqüência e gravidade.

Keywords : Conhecimentos [atitudes e prática]; Doença (sinais e sintomas); Ocupações em saúde; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese