SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Note on the malaria outbreak in users of injectable drugsThe treatment of hypertension and the decline of mortality from cerebrovascular accidents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PONTES, Ricardo José Soares. Sarampo em trabalhadores rurais: ensaio metodológico de epidemiologia social. Rev. Saúde Pública [online]. 1990, vol.24, n.4, pp. 323-331. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101990000400012.

Estudando-se uma epidemia de sarampo ocorrida na Região de Ribeirão Preto, SP (Brasil), em 1984, identificou-se, pela elevada proporção de casos em maiores de 15 anos, uma característica epidemiológica particular na ocorrência desta enfermidade, representada pelo acometimento de trabalhadores rurais. Realizou-se um exercício metodológico de síntese entre a fase descritiva da epidemiologia clássica e o referencial teórico-metodológico da epidemiologia social, procurando-se incorporar aspectos do processo social da região, de forma a explicar aquela forma particular de ocorrência do sarampo como um modo de expressão daquele processo social. Ressaltou-se a necessidade de se rever a conceituação dos processos patológicos específicos ocorridos em diferentes grupos humanos tomando-se como referencial os processos sociais nos quais se inserem, de modo a permitir a captação de sua historicidade.

Keywords : Sarampo [epidemiologia]; Trabalhadores rurais; Métodos epidemiológicos; Surtos de doenças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese