SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Extra-curricular activities and the prevention of drug abuse: a polemic questionOral health condition of people of 60 years of age or above in S. Paulo city, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SILVA, Antonio A.M. da et al. Associação entre idade, classe social e hábito de fumar maternos com peso ao nascer. Rev. Saúde Pública [online]. 1992, vol.26, n.3, pp. 150-154. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101992000300004.

Foi realizado inquérito em Ribeirão Preto, Brasil, de junho de 1978 a maio de 1979, que constou de entrevistas com mães de nascidos vivos hospitalares, de partos únicos, correspondendo a 98 % dos nascimentos ocorridos durante o período no Município. O maior percentual de nascimentos com baixo peso ocorreu entre as mães jovens, fumantes e pertencentes às classes trabalhadoras. O maior número de mães jovens foi encontrado também nessas classes. A prevalência do hábito de fumar foi maior nas mães jovens, porém houve pouca diferença na freqüência de mulheres fumantes entre as classes sociais, variando de 25 a 30%. Observou-se que o pencentual de baixo peso foi maior para as mães trabalhadoras não fumantes do que para as mães burguesas fumantes. O modelo logito foi ajustado aos dados para estudo da possível associação múltipla entre hábito de fumar, idade materna e classe social com o peso ao nascer. Os resultados indicaram que hábito de fumar materno, idade materna e classe social foram independentes no seu efeito sobre o peso ao nascer, não se observando interação. Esses achados sugerem que a maior prevalência de baixo peso entre mães não fumantes das classes trabalhadoras em relação às mães fumantes da burguesia provavelmente refletiu a concentração de outros fatores de risco entre as mulheres das classes trabalhadoras, tais como: baixa escolaridade, cuidado pré-natal inadequado, alta paridade, diferenças no comportamento reprodutivo.

Keywords : Baixo peso ao nascer; Idade materna; Fumo [efeitos adversos]; Classe Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese