SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Characterization and antigenic relationship of three new Bunyavirus in the Anopheles A serogroup (Bunyaviridae) of arbovirusesHealth management in the State of S. Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

FREIRE, Regina M.. Fonoaudiologia em saúde pública. Rev. Saúde Pública [online]. 1992, vol.26, n.3, pp. 179-184. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101992000300009.

Objetivou-se obter o entendimento das funções do fonoaudiólogo enquanto profissional da saúde. Discutem-se as dificuldades ligadas à implantação de um serviço novo, estranho às Unidades Básicas de Saúde. A seguir, analisa-se a demanda pelo serviço de Fonoaudiologia em postos de saúde, e verifica-se que 32% da população que busca esse serviço está em idade escolar e vem encaminhada pelas escolas, com queixa de problemas de aprendizagem. Uma aproximação maior dessas crianças, através do atendimento fonoaudiológico, delineia uma outra realidade: a de que não se pode considerar como distúrbio/desvio/problema/patologia marcas gráficas que se constituem como indícios do choque entre o processo de letramento e o de alfabetização. Entendendo a problemática do ponto de vista da saúde pública, propõe-se um programa de atendimento ao professor, cujo objetivo é o esclarecimento da escola com relação ao seu papel de co-construtora do processo de letramento da criança, devolvendo-lhe a responsabilidade pelo sucesso e/ou fracasso da alfabetização.

Keywords : Distúrbios do desenvolvimento da linguagem [prevenção]; Distúrbios da aprendizagem [prevenção]; Promoção da Saúde [organização].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese