SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Suscetibilidade da linhagem de células Vero a cepas vacinais do vírus do sarampoDengue em localidade urbana da região sudeste do Brasil: aspectos epidemiológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

LOFFREDO, Leonor de Castro Monteiro et al. Fissuras lábio-palatais: estudo caso-controle. Rev. Saúde Pública [online]. 1994, vol.28, n.3, pp. 213-217. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101994000300009.

Realizou-se um estudo caso-controle com o propósito de se detectar possíveis fatores de risco para o aparecimento de fissuras orais. Foram objeto de análise: local de moradia da mãe nos quatro primeiros meses de gestação, poluição, aplicação de pesticida/herbicida na lavoura, doenças dos pais, doenças da mãe nos quatro primeiros meses de gestação, ingestão medicamentosa nesse período, hereditariedade, tabagismo, consumo de bebida alcoólica e exposição a raio-X. Foram aplicados formulários às mães referentes aos 450 casos, sendo 354 portadores de fissuras labiais ou lábio-palatais e 96 de fissuras palatinas, e às mães referentes aos 450 controles. Empregou-se análise multivariada e as variáveis hereditariedade (RR=4,96), epilepsia na mãe (RR=2,39) e ingestão de anti-inflamatório (RR=2,59) foram consideradas fatores de risco para fissuras labiais ou lábio-palatais. As variáveis hereditariedade (RR=2,82) e poluição (RR=2,58) foram consideradas fatores de risco para fissuras palatinas.

Palavras-chave : Lábio leporino [epidemiologia]; Fissura palatina [epidemiologia]; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português