SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue5Laboratory diagnosis of rabies in chiroptera carried out of a metropolitan area of Southeastern BrazilAtherogenic alimentary habits of population groups in a metropolitan area of southeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

AMARAL, Luiz Augusto do; ROSSI JUNIOR, Oswaldo Durival; NADER FILHO, Antonio  and  ALEXANDRE, Alba Valéria. Avaliação da qualidade higiênico-sanitária da água de poços rasos localizados em uma área urbana: utilização de colifagos em comparação com indicadores bacterianos de poluição fecal. Rev. Saúde Pública [online]. 1994, vol.28, n.5, pp. 345-348. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101994000500007.

Foram submetidas às contagens de colifagos, coliformes totais, coliformes fecais e de estreptococos fecais, 104 amostras de água colhidas de 8 poços rasos localizados na área urbana do Município de Jaboticabal, SP, Brasil, com a finalidade de avaliar as condições higiênico-sanitárias e de verificar as correlações existentes entre o número de colifagos e o de bactérias indicadoras de poluição fecal. Os resultados obtidos evidenciaram a ocorrência de 96 (92,3%) amostras fora dos padrões bacteriológicos de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, monstrando ser precárias as condições higiênico-sanitárias das águas analisadas. Os achados evidenciaram a inexistência de correlação entre o número de colifagos e os números de bactérias indicadoras de poluição fecal.

Keywords : Critérios de qualidade da água; Colifagos [isolamento]; Contaminação bacteriológica da água.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese