SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Quociente de inteligência de crianças e adolescentes obesos através da escala WechslerIsolamento do vírus rábico de morcego insetívoro , Lasyurus borealis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

CASTIEL, Luís David. Força e vontade: aspectos teórico-metodológicos do risco em epidemiologia e prevenção do HIV/AIDS. Rev. Saúde Pública [online]. 1996, vol.30, n.1, pp. 91-100. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101996000100012.

Aborda-se, sob o ponto de vista do risco em epidemiologia, as propostas de educação em saúde com vistas à prevenção do HIV/AIDS. Levando em conta os resultados insatisfatórios dos programas de educação sanitária, baseados no conceito de risco visando ao controle da pandemia, discutem-se as possíveis premissas subjacentes às referidas propostas. Nelas, se destaca a concepção de racionalidade do receptor de tais conteúdos educacionais. Assim, ficam consideradas as noções que envolvem o entendimento público dos conceitos epidemiológicos. São discutidas limitações do instrumental epidemiológico para dar conta das dimensões interativas no adoecimento pela AIDS. Apresenta-se uma abordagem que procura levar em consideração tais aspectos.

Palavras-chave : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida [prevenção & controle]; Educação em saúde; Risco; Conhecimentos, atitudes e prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português