SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Susceptibility of asthmatic children to respiratory infectionCharacteristics of neonatal mortality in the State of Rio de Janeiro, Brazil, in the 1980's: a spatio-temporal analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BORUCHOVITCH, Evely  and  MEDNICK, Birgitte R.. Diferenças transculturais nos conceitos de saúde e doença de crianças. Rev. Saúde Pública [online]. 1997, vol.31, n.5, pp. 448-456. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101997000600002.

INTRODUÇÃO: Apesar de diversas pesquisas indicarem a necessidade de investigações transculturais na área de saúde, a maioria dos estudos existentes sobre o desenvolvimento de conceitos de saúde e doença em crianças e adultos foram realizados com amostras de países desenvolvidos. Assim, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de investigar o impacto das variáveis idade, série escolar, nível socioeconômico e sexo na formação dos conceitos de saúde e doença em escolares brasileiros de primeiro grau. MÉTODO: Os sujeitos foram entrevistados individualmente, num total de 96, e suas idéias sobre saúde e doença foram medidas por questões abertas. Suas respostas foram transcritas na íntegra e estudadas por análise de conteúdo. RESULTADOS: Provas de Chi-quadrado revelaram diferenças significativas nos conceitos de saúde e doença dos participantes em relação à idade, série escolar e nível socioeconômico. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Os temas empregados pela amostra para definir saúde e doença foram consistentes com os encontrados nas pesquisas provenientes de outros países. Na medida em que a idade e a série escolar aumentam, os conceitos de saúde e doença tornam-se mais diferenciados e multidimensionais. As semelhanças entre culturas na conceituação de saúde e doença mostraram-se muito mais intrigantes do que as diferenças.

Keywords : Pesquisa; Doença; Comparação transcultural; Processo saúde-doença; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English