SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue1Infestation by Pediculus humanus (Anoplura: Pediculidae) in a metropolitan area of Southeastern BrazilMeningococcal disease: epidemiology and control of secondary cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

MORAES, Suzana Alves de  and  SOUZA, José Maria Pacheco de. Metodologia caso-controle em epidemiologia de doenças cardiovasculares: II - Análise de dados. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.1, pp. 82-88. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101998000100013.

A larga difusão, nos últimos anos, de softwares estatísticos indicados para análises multivariadas, aliada à facilidade de seu manuseio, poderá conduzir os usuários à obtenção de estimativas enganosas caso não se conheçam os pressupostos teóricos necessários para o emprego destas técnicas. Com o propósito de se destacar alguns desses pressupostos, apresentam-se as etapas executadas para a análise dos dados de um estudo caso-controle, conduzido no Município de São Paulo, entre março de 1993 e fevereiro de 1994, cujo objetivo foi testar a associação do diabetes mellitus com a doença isquêmica do coração após o ajustamento para possíveis variáveis de confusão e/ou modificadoras de efeito. Para uma melhor visualização didática desses pressupostos metodológicos são destacadas quatro etapas fundamentais durante a fase de análise dos dados: a) construção do banco de dados; b) cálculo do poder estatístico; c) categorização e codificação das variáveis e d) a escolha do modelo de regressão logística multivariada.

Keywords : Estudos de casos e controles; Diabetes mellitus; Isquemia miocárdica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese