SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Analysis of productivity, quality and cost of first grade laboratories: complete blood countAgressão física e classe social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza  e  FONTOURA, Helena Amaral da. A prostituição infantil sob a ótica da sociedade e da saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.2, pp. 171-179. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101999000200009.

OBJETIVO: Analisar as representações sociais e as relações estruturais em torno da prostituição infantil, presentes nos depoimentos prestados à Comissão Parlamentar de Inquérito que tratou dessa problemática. MÉTODOS: Com base em metodologia qualitativa, a análise procurou identificar os núcleos de sentido presentes nos depoimentos. RESULTADOS: São apresentados dados das regiões do Brasil acerca do objeto de estudo. Focaliza-se a visão do cenário social em torno dos dados, expressando determinações histórico-culturais relacionadas à temática. CONCLUSÃO: A prostituição infanto-juvenil está calcada na comercialização do corpo como coerção ou escravidão ou para atender às necessidades básicas de sobrevivência. Destaca-se ainda a necessidade de ações sociais, aí incluindo as da saúde coletiva, para que o tema não fique apenas nas hipérboles dos discursos e dos números; transforme a fala em atitude.

Palavras-chave : Prostituição infantil; Problemas sociais; Saúde infantil [Saúde pública].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português