Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista de Saúde Pública
Print version ISSN 0034-8910On-line version ISSN 1518-8787
Abstract
GOMEZ-DANTES, Octavio et al. Evaluación de programa de salud para población no asegurada. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.4, pp.401-412. ISSN 1518-8787. https://doi.org/10.1590/S0034-89101999000400012.
OBJETIVO: Apresentar os resultados da avaliação de um programa de saúde dirigido à população não assegurada dos 4 estados mais pobres da República de México, implantado pelo Ministério da Saúde, entre 1991 e 1995. MÉTODOS: Os efeitos do Programa foram avaliados em três aspectos: i) cobertura dos serviços; ii) prestação de serviços pessoais; iii) condições de saúde da população-alvo. A ampliação da cobertura foi medida a partir do aumento na cobertura potencial devido à criação de nova infra-estrutura e do aumento de recursos humanos adicionais no contato com o paciente. Para avaliação da prestação de serviços foram desenvolvidos três inquéritos: de utilização dos serviços; de acessibilidade; e de qualidade. O efeito nas condições de saúde foi avaliado a partir das mudanças nos principais indicadores de saúde de crianças menores de cinco anos e de mulheres em idade fértil. RESULTADOS E COCLUSÕES: Os efeitos do Programa foi positivo quanto à cobertura, acessibilidade e qualidade dos serviços nos estados envolvidos. Também pode ter influenciado a melhoria dos principais indicadores de saúde da população infantil e materna. Entretanto, esses últimos avanços não podem ser atribuídos exclusivamente a este Programa, mas à somatória de diversas ações concorrentes.
Keywords : Cobertura de serviços de saúde; Avaliação de programas; Pessoas sem cobertura de seguro de saúde; Acesso aos serviços de saúde.