SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Human exposure to trihalomethanes in drinking water author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

GALVAO, Roberto Diéguez; NOBRE, Flávio Fonseca  and  VASCONCELLOS, Miguel Murat. Modelos matemáticos de localização aplicados à organização espacial de unidades de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 1999, vol.33, n.4, pp.422-434. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-89101999000400014.

Modelos matemáticos de localização têm tido aplicação crescente na área de saúde em nível internacional. No Brasil, embora de uso incipiente, existe enorme potencial para a utilização desses modelos na área de saúde pública. Nesse sentido são apresentados diversos modelos de localização com aplicação em saúde pública, analisando a localização de serviços não emergenciais, de serviços de emergência e a localização de serviços hierarquicamente relacionados. Mostrou-se a aplicação de um modelo hierárquico à localização de serviços de assistência materna e perinatal no Município do Rio de Janeiro, RJ (Brasil). Nesta parte, após a apresentação de alguns dados da assistência materna e perinatal no município, foi proposto um modelo hierárquico de quatro níveis (localização de unidades ambulatoriais, maternidades, centros de neonatologia e hospitais gerais) e analisado o impacto que a adoção da metodologia teria em comparação com o sistema atual.

Keywords : Serviços de saúde da mulher; Assistência perinatal; Modelos teóricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License