SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4The experience of public service users with group psychotherapy: a qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GUIMARAES, Reinaldo; LOURENCO, Ricardo  and  COSAC, Silvana. A pesquisa em epidemiologia no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.4, pp. 321-340. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000400001.

Descreve-se a pesquisa em epidemiologia no Brasil na atualidade. Utiliza várias fontes secundárias de dados, com ênfase na versão 4.0 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (2000) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O critério para o reconhecimento de grupo integrante da massa crítica em epidemiologia foi o desenvolvimento, pelo menos, de uma linha de pesquisa nessa subárea, conforme definido pelo líder do grupo. Foi identificado o universo da pesquisa epidemiológica, que se constituiu de 176 grupos e 320 linhas de pesquisa. Foram apresentadas e discutidas as relações entre o financiamento para a pesquisa, tendo como foco os programas de pós-graduação incluídos no sistema Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior), e as pesquisas em saúde, em saúde coletiva e epidemiologia, a capacidade instalada de pesquisa em epidemiologia, sua distribuição geográfica e institucional, os pesquisadores e os estudantes que participam diretamente das linhas de pesquisa, os temas de pesquisa, os padrões de divulgação de resultados das pesquisas e os periódicos em que são publicados os artigos completos.

Keywords : Epidemiologia; Pesquisa [tendências]; Apoio à pesquisa; Projetos de pesquisa epidemiológica; Pesquisadores; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese