SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Epidemiological research in BrazilSelf-perception of oral health status by the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

PELUSO, Érica de Toledo Piza; BARUZZI, Márcia  and  BLAY, Sérgio Luís. A experiência de usuários do serviço público em psicoterapia de grupo: estudo qualitativo. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.4, pp. 341-348. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000400002.

OBJETIVO: Investigar a experiência de usuários de serviço público em uma breve intervenção psicoterápica de grupo, de orientação dinâmica. MÉTODOS: Dentre 52 pacientes que participaram de intervenção psicoterápica de grupo, em estudo de eficiência, 11 foram sorteados e submetidos a entrevistas retrospectivas em profundidade. O relato dos pacientes foi submetido à análise de conteúdo, segundo metodologia do Grounded Theory. RESULTADOS: A análise das entrevistas revelou que houve boa aceitação e avaliação positiva da intervenção psicoterápica por parte dos pacientes. Os principais achados foram a importância da interação entre os participantes e a trajetória terapêutica após o término da intervenção, na qual a maior parte dos pacientes deu seguimento à psicoterapia. CONCLUSÕES: A intervenção psicoterápica foi bem aceita pelos pacientes, produzindo resultados relevantes e estimulando a continuidade da psicoterapia.

Keywords : Psicoterapia breve; Psicoterapia de grupo; Avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde); Setor público; Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde; Entrevistas; Processo terapêutico; Análise qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese