SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Self-perception of oral health status by the elderlyCancer incidence in eighteen cities of the State of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALEXANDRE, Neusa Maria C; MORAES, Marco Antonio A de; CORREA FILHO, Heleno R  and  JORGE, Silvia Angélica. Avaliação de programa para reduzir dores nas costas em trabalhadores de enfermagem. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, vol.35, n.4, pp. 356-361. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102001000400004.

OBJETIVO: Avaliar o efeito de um programa na redução de dores nas costas em auxiliares de enfermagem. MÉTODOS: Participaram do estudo auxiliares de enfermagem com menos de 50 anos de idade, do sexo feminino, de um hospital universitário e que apresentavam dores nas costas por um período mínimo de 6 meses. O programa envolveu parte educativa, com abordagem ergonômica, e a realização de exercícios executados durante o horário de trabalho, duas vezes por semana, em um período de quatro meses. As participantes foram divididas aleatoriamente em grupo tratado e grupo controle. A intensidade das dores foi avaliada pela escala visual analógica. Foram utilizados os testes t de Student ou de Wilcoxon, para amostras independentes e os testes Qui-quadrado ou Exato de Fisher, para as categóricas. Para comparar as proporções do início e final do programa utilizou-se o teste de McNemar. RESULTADOS: Ocorreu diminuição estatisticamente significativa na freqüência de dor cervical durante os últimos dois meses e durante a ultima semana no grupo tratado. Houve também redução na intensidade da dor cervical em ambos os períodos (2 meses; 7 dias) e da dor lombar na última semana. CONCLUSÕES: O estudo sugere que programa regular de exercícios, acompanhado por abordagem instrucional ergonômica, pode reduzir sintomas músculo-esqueléticos em trabalhadores de enfermagem.

Keywords : Dor nas costas [terapia]; Programa de saúde ocupacional; Exercício; Auxiliares de enfermagem; Avaliação de programas; Ergonomia (saúde ambiental); Doenças ocupacionais [prevenção e controle].

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English