SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Condições de higiene de "cachorro-quente" comercializado em vias públicasAspectos epidemiológicos do Helicobacter pylori na infância e adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

ALMEIDA, Sebastião de Sousa; NASCIMENTO, Paula Carolina BD  e  QUAIOTI, Teresa Cristina Bolzan. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.3, pp. 353-355. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000300016.

Objetivou-se analisar a quantidade e a qualidade de produtos alimentícios veiculados por três redes principais de canal aberto da televisão brasileira em três períodos do dia. Os produtos alimentícios, quando comparados a outros produtos, foram os mais freqüentemente veiculados, independentemente do horário ou do dia de gravação. A análise da qualidade dos alimentos veiculados mostra que a televisão promove, predominantemente, produtos com altos teores de gordura e/ou açúcar e sal. Conclui-se que a predominância de produtos com altos teores de gorduras e/ou açúcar pode estar contribuindo para uma mudança nos hábitos alimentares de crianças e jovens e agravando o problema da obesidade na população.

Palavras-chave : Hábitos alimentares; Televisão; Promoção de alimentos; Propaganda; Consumo de alimentos; Qualidade dos alimentos; Dieta; Obesidade; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português