SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue5Effect of environmental stress on blood pressure during the working journeyAdvanced life support: care provided to motor vehicle crash victims author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

SOUZA, Carlos Augusto Vaz de  and  FREITAS, Carlos Machado de. Perfil dos acidentes de trabalho em refinaria de petróleo. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.5, pp. 576-583. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000600006.

OBJETIVO: O trabalho em refinarias de petróleo envolve o risco de acidentes triviais e ampliados. Os dados nacionais apontam para a relevância dos acidentes nesse setor. Assim, realizou-se pesquisa com o objetivo de identificar o perfil e avaliar a adequação dos instrumentos de registro dos acidentes de trabalho em refinaria. MÉTODOS: Foram padronizadas e analisadas informações referentes aos acidentes de trabalho nas atividades de produção e manutenção registradas em uma refinaria de petróleo do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1997. A população estudada constituiu-se de 153 pessoas, sendo 83 trabalhadores próprios lesionados e 69 trabalhadores terceirizados lesionados. As variáveis analisadas foram: tipo de acidente, modo de operação e função do trabalhador lesionado. RESULTADOS: Em relação aos trabalhadores próprios, houve predominância dos chamados acidentes triviais (54,2%) e quanto ao modo de operação, houve concentração dos acidentes nas atividades em operação normal (62,9%). Quanto aos trabalhadores terceirizados, os acidentes triviais (75,5%) tiveram predominância mais acentuada; e quanto ao modo de operação, houve um domínio quase total dos acidentes na atividade de manutenção (96,8%). CONCLUSÕES: Os resultados mostraram um perfil de acidentes que afeta principalmente os níveis hierárquicos mais baixos, concentrando-se de modo geral nas atividades de manutenção, além da necessidade de modificações no sistema de registro e investigação de acidentes por parte da empresa.

Keywords : Acidentes do Trabalho; Sistemas de registros; Indústria Petroquímica; Gerenciamento de Segurança; Saúde Ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese