SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número5An accident involving Tityus serrulatus and its epidemiological implications in BrazilHealth promotion evaluation: focus on "healthy cities" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0034-8910versión On-line ISSN 1518-8787

Resumen

TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti  y  PETRY, Paulo Cauhy. Motivação no controle do biofilme dental e sangramento gengival em escolares. Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.5, pp.634-637. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000600015.

O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de duas estratégias motivacionais em relação ao controle do biofilme dental e sangramento gengival em 135 escolares da rede estadual e municipal de ensino do município de Santa Tereza, RS, 1999. O programa de motivação a que os escolares tinham acesso constou da utilização de diversos recursos aplicados em dois grupos de intervenção: Grupo A, motivação em sessão única, e Grupo B, motivação em quatro sessões. Para a avaliação da metodologia empregada foram realizados levantamentos do índice de placa visível (IPV) de Ainamo & Bay (1975), e do índice de sangramento gengival (ISG). Em ambos os grupos houve redução tanto do ISG quanto do IPV após as sessões de intervenção (p<0,001). Adicionalmente, quando comparados entre os grupos, o ISG, e mais marcadamente o IPV, apresentaram redução altamente significativa no grupo de intervenção B quando comparado a A (p<0,001). Em conclusão, os reforços motivacionais em programas educativos-preventivos atuam positivamente para a redução do biofilme dental e sangramento gengival.

Palabras clave : Educação em saúde bucal; Motivação; Odontologia comunitária; Promoção da saúde; Saúde bucal; Biofilmes; Placa dentária; Saúde escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons