SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue5Motivation on plaque control and gengival bleeding in school childrenNon-pharmacological treatments in the stimulation of osteogenesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

AKERMAN, Marco et al. Avaliação em promoção da saúde: foco no "município saudável". Rev. Saúde Pública [online]. 2002, vol.36, n.5, pp. 638-646. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102002000600016.

Sendo o movimento de cidades/municípios saudáveis uma estratégia de promoção da saúde, elaborou-se um trabalho de atualização de informações com o objetivo de contextualizar o debate da avaliação no campo da promoção da saúde, apontando os princípios que devem nortear o estabelecimento de um processo avaliativo e problematizar este tema quanto aos projetos de cidades/municípios saudáveis. Propõe-se uma tipologia que classifica os artigos indexados nas bases de dados MedLine e Lilacs, entre 1985 e 2000, sobre o tema "cidades/municípios saudáveis" de acordo com a ênfase de cada artigo analisado. Os artigos que enfatizam iniciativas de avaliação de projetos são analisados com maior detalhamento, tabulando-os em função da metodologia utilizada, dos instrumentos aplicados, dos indicadores produzidos, dos resultados obtidos e da análise crítica do modelo adotado. Destacam-se iniciativas de avaliação de "cidades/municípios saudáveis", que se aproximariam mais dos princípios da "promoção da saúde", e que adotam a avaliação, mas como instrumento de construção de capacidades e fortalecimento de grupos populacionais envolvidos com projetos nessa temática.

Keywords : Cidade saudável; Promoção da saúde; Avaliação; Participação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese