SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Anemia e peso ao nascerSub-registro de acidentes do trabalho em localidade do Estado de São Paulo, 1997 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

SPINELLI, Mônica Glória N; SOUZA, José Maria P; SOUZA, Sônia B de  e  SESOKO, Edna H. Confiabilidade e validade da palidez palmar e de conjuntivas como triagem de anemia. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.4, pp. 404-408. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000400003.

OBJETIVO: Avaliar a confiabilidade e a validade do uso de sinais clínicos simples de palidez palmar e de conjuntivas, como método para triagem de anemia. MÉTODOS: Estudo realizado em uma creche municipal de São Paulo, SP, com 135 crianças >3 meses e <6 anos. Utilizaram-se resultados do nível de hemoglobina, e avaliação dos sinais clínicos de palidez palmar e de conjuntivas. Considerou-se anêmica a criança com hemoglobina <11,0 g/dl e utilizaram-se critérios subjetivos para classificar a palidez palmar e de conjuntivas. Para verificação de concordância utilizou-se a estatística Kappa e, para avaliar a validade, calcularam-se a sensibilidade e a especificidade da técnica. RESULTADOS: Os resultados indicaram baixa concordância. Houve uma maior sensibilidade para a palidez da conjuntiva em relação à palidez palmar e baixa sensibilidade em relação ao diagnóstico de anemia. Os resultados para especificidade podem ser considerados bons. CONCLUSÕES: É prematuro recomendar a utilização da técnica como rotina, porém, desde que aprimorada, pode representar economia de recursos.

Palavras-chave : Anemia [diagnóstico]; Palidez; Reprodutibilidade de resultados; Anemia [sangue]; Hemoglobinas [análise].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português