SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Integração entre gerações na promoção da saúde: estudo qualitativo no BrasilDengue e risco da reintrodução da febre amarela urbana no Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

SOARES, Bernadette Catalan; PROIETTI, Anna Bárbara de F Carneiro; PROIETTI, Fernando Augusto  e  GIPH (INTERDISCIPLINARY HTLV-I/II RESEARCH GROUP). HTLV-I/II e doadores de sangue: determinantes associados à soropositividade em população de baixo risco. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.4, pp.470-476. ISSN 1518-8787.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102003000400012.

OBJETIVO: Doadores de sangue no Brasil têm sido avaliados sorologicamente para o HTLV-I/II desde 1993. Assim, realizou-se estudo para estimar a prevalência dessa infecção em população de baixo risco e para melhor compreender os determinantes associados à soropositividade. MÉTODOS: Doadores de sangue soropositivos (n=135), soroindeterminados (n=167) e soronegativos (n=116) foram arrolados como participantes de uma coorte aberta e prevalente. Estudo transversal dos participantes desses três grupos avaliou fatores de risco comportamentais e ambientais para soropositividade. O status sorológico foi definido usando a reação de EIA (enzyme linked immunosorbent assay) e o teste Western blot (WB). RESULTADOS: Os três grupos apresentaram heterogeneidade entre si. A soropositividade mostrou-se associada à história pregressa de transfusão de sangue, em nível educacional, como um marcador de condição socioeconômica e ao uso de drogas ilegais não endovenosas. CONCLUSÕES: Os resultados confirmam a importância de um monitoramento e refinamento do processo de seleção dos doadores de sangue.

Palavras-chave : Infecções por HTLV-I [sangue]; Infecções por HTLV-II [sangue]; Doadores de sangue; Fatores de risco; Prevalência; Testes sorológicos; ELISA.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons