SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Association between child-care and acute diarrhea: a study in Portuguese childrenFactors related to sickness absenteeism among nursing personnel author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ALVARENGA, Lênio Souza et al. Utilidade da estesiometria corneal na triagem da retinopatia diabética. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.5, pp. 609-615. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000500010.

OBJETIVO: Avaliar a utilidade da estesiometria corneal na triagem da retinopatia diabética. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal (N=575) em um programa de triagem de retinopatia diabética da Cidade de São Paulo, SP. A sensibilidade corneal foi aferida utilizando-se o estesiômetro de Cochet-Bonnet. A avaliação da retinopatia diabética foi obtida por meio da fundoscopia indireta. A validade do uso da estesiometria corneal na identificação de pacientes com retinopatia diabética foi avaliada por meio de curvas de sensibilidade e especificidade (Receiver Operating Characteristics (ROC) curve). RESULTADOS: A análise da sensibilidade e da especificidade da estesiometria corneal na detecção dos diferentes graus de retinopatia, utilizando-se diferentes pontos de corte, mostrou resultados inferiores a 80%. O melhor resultado obtido ocorreu na identificação de pacientes com retinopatia diabética proliferativa, mostrando sensibilidade de 72,2% e especificidade de 57,4%. CONCLUSÕES: Na série analisada, a estesiometria corneal não se mostrou um bom indicador da presença da retinopatia diabética.

Keywords : Retinopatia diabética [diagnóstico]; Sensibilidade e especificidade; Triagem de massa; Córnea; Estesiometria corneal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English