SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Factors related to sickness absenteeism among nursing personnelPatients who benefit from psychiatric admission in the general hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

ARRUDA, Homero Oliveira de; VIEIRA FILHO, J P B; ORTIZ, V  and  SROUGI, M. PSA e medidas antropométricas em índios da Amazônia: avaliação da comunidade Parkatejê. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.5, pp. 624-628. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102003000500012.

OBJETIVO: O rastreamento com o PSA (antígeno prostático específico) para detecção precoce de câncer de próstata em uma comunidade nativa tem grande importância epidemiológica. Assim, realizou-se estudo com objetivo de verificar a ocorrência do câncer da próstata em uma tribo indígena da Amazônia e uma possível relação entre o aculturamento, a presença de sobrepeso (índice de massa corporal) e o aparecimento da doença. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento dos hábitos e medidas antropométricas em 22 homens com idade presumida maior de 50 anos, de uma tribo isolada de 363 índios, autodenominados Parkatejê e Kikatêjê, vivendo na região Amazônica (Pará). Além dos exames físico e hematológicos, foram realizadas dosagens de PSA total e PSA livre. RESULTADO: Os níveis séricos de PSA total variaram de 0,35 a 25,8 ng/ml. Três nativos apresentaram PSA maior que 4,0 ng/ml e outros dois evidenciaram PSA entre 2,5 e 4,0 ng/ml. Biopsia prostática em dois nativos revelou a presença de adenocarcinoma de próstata em um e neoplasia intraepitelial em outro. Sobrepeso com índice de massa corporal >25 Kg/m² e relação cintura-quadril >0,9 foram observados em 68,1% e 72,7% do grupo estudado. CONCLUSÕES: Mudanças nutricionais decorrentes do contato com a civilização, como substituição da caça e fibras vegetais por alimentos mais calóricos, estão aumentando a freqüência de sobrepeso na comunidade indígena. Devido à associação entre incidência de câncer de próstata, dieta gordurosa e menor atividade física, pode-se presumir que o futuro testemunhará mais casos da neoplasia prostática, visto que vários de seus membros já evidenciaram altos níveis séricos de PSA.

Keywords : Neoplasias prostáticas [diagnóstico]; Neoplasias prostáticas [epidemiologia]; Antígeno prostático específico [uso diagnóstico]; Índice de massa corporal; Índios sul-americanos; Antropometria; Fatores de risco; Obesidade; Aculturação; Hábitos alimentares; Prevalência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese