SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Sintomas de doenças sexualmente transmissíveis em adultos: prevalência e fatores de riscoCausas e conseqüências de quedas de idosos atendidos em hospital público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

FROTA, Denise Ataide Linhares  e  MARCOPITO, Luiz Francisco. Amamentação entre mães adolescentes e não-adolescentes, Montes Claros, MG. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.1, pp. 85-92. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000100012.

OBJETIVO: Estimar a prevalência de amamentação entre mães adolescentes (menores de 20 anos de idade) e não-adolescentes aos seis meses de vida da criança e identificar fatores associados ao desmame. MÉTODOS: Estudo transversal feito por amostragem, com entrevista aplicada no domicílio a 237 mães adolescentes e 239 não-adolescentes, residentes na cidade de Montes Claros, MG, com filhos de seis meses de idade no momento da entrevista. Para avaliar fatores associados ao desmame, realizou-se análise univariada, seguida de bivariada de Mantel-Haenszel e regressão logística múltipla. RESULTADOS: A prevalência de amamentação aos seis meses de vida foi de 71,3% entre as mães adolescentes e 77,4% entre as não-adolescentes (OR bruta =1,38; p=0,128). O papel da adolescência no desmame ganhou importância com o ajuste para variáveis de controle. Os fatores associados ao desmame foram: estado conjugal, atividade fora do lar após o parto (esses dois apresentaram interação com adolescência), dificuldade para amamentar nos primeiros dias e aleitamento exclusivo ao peito na alta hospitalar. CONCLUSÕES: As interações observadas com a adolescência em relação ao desmame sugerem que a maternidade nessa faixa etária tem peculiaridades que a mantém como objeto especial de estudo.

Palavras-chave : Aleitamento materno; Adolescente; Mães; Prevalência; Desmame; Estudos transversais; Fatores etários; Fatores socioeconômicos; Masternidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês