SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Combined exposure to noise and vibration and its effects on worker's hearing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

GIL-MONTE, Pedro R. Validação fatorial de Maslach Burnout Inventory (MBI-HSS) para profissionais espanhóis. Rev. Saúde Pública [online]. 2005, vol.39, n.1, pp. 1-8. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000100001.

OBJETIVO: Verificar a validação fatorial e a consistência interna de Maslach Burnout Inventory (MBI-HSS). MÉTODOS: Em amostra de 705 profissionais espanhóis de diversos setores ocupacionais (saúde, educação, segurança pública, e outros), utilizando o LISREL 8, sete possíveis modelos fatoriais foram hipotetizados e comparados. RESULTADOS: A solução fatorial oblíqua de três fatores, e a solução fatorial oblíqua de quatro fatores, apresentaram a melhor solução e ajustes adequados. A eliminação dos itens 12 e 16, seguindo as instruções do manual, melhorou sensivelmente o ajuste dos modelos. O modelo oblíquo de quatro fatores sugere que, junto com a exaustão emocional e a despersonalização, a dimensão realização pessoal no trabalho integra dois componentes denominados: autocompetência (itens 4, 7, 17, e 21) e componente existencial (itens 9, 12, 18, e 19). O valor de alfa de Cronbach obtido para o componente autocompetência, relativamente baixo, sugere que é mais adequado avaliar a síndrome como um construto tridimensional. O alfa de Cronbach foi adequado para realização pessoal no trabalho (alfa =0,71) e para exaustão emocional (alfa =0,85), e alcançou um valor moderado para despersonalização (alfa =0,58). CONCLUSÕES: Os resultados permitem concluir que o MBI-HSS apresenta suficiente validação fatorial e a consistência interna das suas escalas são aceitáveis para avaliar a qualidade de vida de trabalhadores.

Keywords : Análise fatorial; Estresse; Qualidade de vida; Síndrome de adaptação geral; Validade; Comparação transcultural; Doenças ocupacionais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License