SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Combined exposure to noise and vibration and its effects on worker's hearing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

GIL-MONTE, Pedro R. Validação fatorial de Maslach Burnout Inventory (MBI-HSS) para profissionais espanhóis. Rev. Saúde Pública [online]. 2005, vol.39, n.1, pp. 1-8. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000100001.

OBJETIVO: Verificar a validação fatorial e a consistência interna de Maslach Burnout Inventory (MBI-HSS). MÉTODOS: Em amostra de 705 profissionais espanhóis de diversos setores ocupacionais (saúde, educação, segurança pública, e outros), utilizando o LISREL 8, sete possíveis modelos fatoriais foram hipotetizados e comparados. RESULTADOS: A solução fatorial oblíqua de três fatores, e a solução fatorial oblíqua de quatro fatores, apresentaram a melhor solução e ajustes adequados. A eliminação dos itens 12 e 16, seguindo as instruções do manual, melhorou sensivelmente o ajuste dos modelos. O modelo oblíquo de quatro fatores sugere que, junto com a exaustão emocional e a despersonalização, a dimensão realização pessoal no trabalho integra dois componentes denominados: autocompetência (itens 4, 7, 17, e 21) e componente existencial (itens 9, 12, 18, e 19). O valor de alfa de Cronbach obtido para o componente autocompetência, relativamente baixo, sugere que é mais adequado avaliar a síndrome como um construto tridimensional. O alfa de Cronbach foi adequado para realização pessoal no trabalho (alfa =0,71) e para exaustão emocional (alfa =0,85), e alcançou um valor moderado para despersonalização (alfa =0,58). CONCLUSÕES: Os resultados permitem concluir que o MBI-HSS apresenta suficiente validação fatorial e a consistência interna das suas escalas são aceitáveis para avaliar a qualidade de vida de trabalhadores.

Keywords : Análise fatorial; Estresse; Qualidade de vida; Síndrome de adaptação geral; Validade; Comparação transcultural; Doenças ocupacionais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English