SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Combined exposure to noise and vibration and its effects on worker's hearingFeeding patterns of Triatoma pseudomaculata in the state of Ceará, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

RIBEIRO, Fátima Sueli Neto; CAMARGO, Esther Archer de  and  WUNSCH FILHO, Victor. Delineamento e validação de matriz de exposição ocupacional à sílica. Rev. Saúde Pública [online]. 2005, vol.39, n.1, pp. 18-26. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000100003.

OBJETIVO: Desenvolver matriz de exposição ocupacional de base populacional para a sílica cristalina no Brasil e estimar sua validade. MÉTODOS: A matriz de exposição ocupacional foi desenvolvida por um epidemiologista e um higienista ocupacional em quatro etapas: a) codificação da variável ocupação; b) codificação da variável setor econômico; c) classificação da exposição por consenso entre os pesquisadores e; d) estimativa do número de trabalhadores registrados, em 1995, para cada nível de exposição. As 8.675 células da matriz, formadas pela intersecção das variáveis setor econômico (25 colunas) e ocupação (347 linhas), foram classificadas de acordo com a freqüência da exposição à sílica em quatro níveis: não expostos, possivelmente expostos, provavelmente expostos e definitivamente expostos. Para a validação da matriz de exposição ocupacional, cinco setores econômicos (extração mineral, construção civil, metalurgia, administração de serviços de pessoal técnico e indústria têxtil) foram re-codificados quanto à exposição por peritos convidados. Avaliou-se a confiabilidade pela proporção de acordos e o grau de concordância pelo Kappa. RESULTADOS: A matriz de exposição ocupacional apresentou alta concordância geral, variando de 64,0% na metalurgia a 94,4% na extração mineral. O Kappa revelou boa concordância no setor de extração mineral (0,9) e baixa ou regular nos demais (variação de 0,1 a 0,5). A especificidade foi alta para os setores de metalurgia (86,5%) e extração mineral (100,0%). A construção civil apresentou especificidade de 56,0%. CONCLUSÕES: A matriz de exposição ocupacional apresentou boa acurácia, revelando-se adequada para estimar a exposição à sílica na força de trabalho ocupada no País.

Keywords : Sílica livre; Poluentes do ar; Exposição ocupacional; Validade; Matriz de exposição ocupacional, avaliação, confiabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese