SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Quality of life and depression in women abused by their partnersTuberculosis in Salvador, Brazil: costs to health system and families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

COHN, Amélia; WESTPHAL, Márcia Faria  and  ELIAS, Paulo Eduardo. Informação e decisão política em saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2005, vol.39, n.1, pp. 114-121. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102005000100015.

OBJETIVO: Verificar a incorporação dos sistemas de informação disponíveis nos processos municipais de tomada de decisão no setor saúde, dado que a informação técnico-científica vem se constituindo num instrumento central dos gestores tanto do setor privado como público. MÉTODOS: Foram realizados quatro estudos de caso em municípios paulistas de diferentes portes e graus de complexidade dos sistemas de saúde (1998-2000), utilizando-se métodos e instrumentos quantitativos (indicadores epidemiológicos, demográficos, econômico-financeiros e sociais) e qualitativos (entrevistas com os principais atores identificados e grupo focal). Na análise dos dados lançou-se mão do método de "triangulação", estabelecendo articulação entre eles. RESULTADOS: A estratégia de implantação do Sistema Único de Saúde conforma o padrão de consumo das informações dos grandes bancos de dados de instituições públicas e de produção local de informações voltado predominantemente para a dimensão financeira, independentemente do tamanho do município, complexidade do sistema de saúde local e da modalidade de gestão. CONCLUSÕES: As informações disponíveis nos bancos de dados são consideradas no geral defasadas com relação às necessidades imediatas da gestão; a infra-estrutura de equipamentos e a capacitação dos recursos humanos são avaliadas como precárias para sua incorporação no processo decisório; as informações são utilizadas sobretudo em prestação de contas já que as políticas de saúde são concebidas fora do município e sob a forma de convênios e programas com o estado e o governo federal.

Keywords : Formulação de políticas; Acesso à informação; Política de saúde; Controles formais da sociedade; SUS [BR].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese