SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1A pesquisa em saúde mental no Brasil: políticas, infra-estrutura, financiamento e recursos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

BARCELLOS, Christovam  e  QUITERIO, Luiz Antônio Dias. Vigilância ambiental em saúde e sua implantação no Sistema Único de Saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.1, pp. 170-177. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000100025.

A incorporação da vigilância ambiental no campo das políticas públicas de saúde é uma demanda relativamente recente no Brasil. Um dos principais desafios da vigilância ambiental em saúde é a definição do seu objeto e a especificidade de suas ações. O conceito ampliado de exposição, tratado não como um atributo da pessoa, mas do conjunto de relações complexas entre a sociedade e o ambiente, é central para a definição de indicadores e para a orientação da prática de vigilância ambiental. Entre as dificuldades encontradas para sua efetivação no Sistema Único de Saúde estão a necessidade de reestruturação das ações de vigilância em saúde e a formação de equipes multidisciplinares, com capacidade de diálogo com outros setores, além da construção de sistemas de informação capazes de auxiliar a análise de situações de saúde e a tomada de decisões. Nesse sentido, foi realizada uma revisão do objeto e conceitos da vigilância ambiental em saúde, bem como identificados os desafios para a sua implantação no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave : Vigilância ambiental; Exposição ambiental; Vigilância em saúde; Saneamento; SUS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês