SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Autonomy of long-stay psychiatric inpatientsMini-Mental State Examination: psychometric characteristics in elderly outpatients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

DIAS, Adriano; CORDEIRO, Ricardo  and  CORRENTE, José Eduardo. Incômodo causado pelo zumbido medido pelo Questionário de Gravidade do Zumbido. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.4, pp. 706-711. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000500022.

OBJETIVO: O Tinnitus Handicap Inventory é um questionário para avaliar as conseqüências do zumbido, quantificando os déficits psicoemocionais e funcionais provocados pelo sintoma. O objetivo do estudo foi apresentar e testar a adaptação para o português brasileiro desse questionário, denominado Questionário de Gravidade do Zumbido. MÉTODOS: O questionário traduzido foi aplicado em 135 indivíduos com queixa de zumbido atendidos em dois ambulatórios de audiologia da cidade de Bauru, SP, encaminhados para avaliação audiológica. A consistência interna foi avaliada pelos coeficientes a de Cronbach, comparados aos obtidos para a versão original. RESULTADOS: Obteve-se boa confiabilidade tanto para as escalas (0,76<a<0,85) quanto para todo o questionário, visto que o valor obtido (a=0,93) é idêntico àquele encontrado na consistência total do instrumento original. CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que a adaptação em português do questionário pode ser utilizado na prática clínica como um instrumento de medida para as dificuldades cotidianas provocadas pelo zumbido naqueles indivíduos que o percebem.

Keywords : Zumbido [classificação]; Zumbido [diagnóstico]; Questionários; Tradução; Reprodutibilidade dos testes; Estudos de validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese