SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue5Self-perceived health status: an approach of the elderly in Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

FLECK, Marcelo P; CHACHAMOVICH, Eduardo  and  TRENTINI, Clarissa. Desenvolvimento e validação da versão em Português do módulo WHOQOL-OLD. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.5, pp.785-791. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000600007.

OBJETIVO: O aumento da proporção de idosos na população geral e as particularidades que esta faixa etária apresenta apontam a necessidade do desenvolvimento de instrumentos específicos para a aferição de sua qualidade de vida. O objetivo foi descrever o desenvolvimento e a validação da versão em português do módulo específico para idosos do questionário de qualidade de vida (WHOQOL-OLD). MÉTODOS: O instrumento WHOQOL-OLD foi aplicado em amostra de 424 idosos na cidade de Porto Alegre, RS, em 2005. O questionário é composto por 24 itens divididos em seis facetas: funcionamento dos sentidos, autonomia, atividades passadas, presentes e futuras, participação social, morte e morrer, e intimidade. Além do Módulo WHOQOL-OLD, os instrumentos WHOQOL-BREF, BDI e BHS também foram aplicados. A consistência interna do instrumento foi verificada pelo coeficiente alpha de Cronbach. RESULTADOS: O instrumento mostrou características satisfatórias de consistência interna (Coeficientes de Cronbach de 0,71 a 0,88), validade discriminante (p<0,01), validade concorrente (Coeficientes de correlação entre -0,61 e -0,50) e fidedignidade teste-reteste (Coeficientes de correlação entre 0,58 a 0,82). A validade de critério apresentou achados que necessitam complementação de futuras investigações. CONCLUSÕES: O Módulo WHOQOL-OLD representa uma alternativa útil e com bom desempenho psicométrico na investigação de qualidade de vida em idosos.

Keywords : idosos; Qualidade de vida; Avaliação de programas e instrumentos de pesquisa; Validade dos testes; Organização Mundial de Saúde; WHOQOL-OLD.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License