SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue5External control over the fluoridation of the public water supply in Bauru, SP, BrazilFuzzy logic and logistic regression in the decision making for parathyroid scintigraphy study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

KUMMROW, Fábio; MAGALHAES, Dulce; FRANCO, Alexandre  and  UMBUZEIRO, Gisela de Aragão. Blue rayon e teste Salmonella/microssoma na avaliação da qualidade de águas costeiras. Rev. Saúde Pública [online]. 2006, vol.40, n.5, pp. 890-897. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000600020.

OBJETIVO: Desenvolver estratégia para o monitoramento passivo das águas do estuário de Santos quanto à presença de atividade genotóxica e de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. MÉTODOS: Estudo realizado no estuário de Santos, Estado de São Paulo, em 2002. Foram selecionados e avaliados dois pontos de amostragem com diferentes graus de contaminação em duas campanhas de amostragem, utilizando a técnica de blue rayon in situ, análises químicas e o ensaio de Salmonella/microssoma com as linhagens bacterianas sensíveis a diferentes classes de compostos. Os extratos foram submetidos ao teste de Salmonella/microssoma em microssuspensão com as linhagens TA98, TA100, YG1041 e YG1042 na presença e ausência de ativação metabólica, e a análises químicas. RESULTADOS: O ponto 1, que apresentou sedimento com altas concentrações de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, mostrou maior freqüência de resultados positivos para o ensaio Samonella/microssoma e maiores concentrações de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em ambas as campanhas em comparação com o ponto 2, menos contaminado. A linhagem que se mostrou mais sensível foi a YG1041, que permitiu comparações entre locais com diferentes graus de contaminação. CONCLUSÕES: A combinação da técnica de blue rayon in situ com o ensaio Salmonella/microsoma com a linhagem YG1041 e as análises químicas se mostraram eficientes. Foi possível recuperar os compostos genotóxicos, e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos analisados, parecendo ser uma estratégia adequada para o monitoramento da qualidade das águas do estuário de Santos.

Keywords : Poluição dos estuários [prevenção e controle]; Monitoramento da água; Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos [genotoxicidade]; Blue rayon; Salmonella/microssoma [monitoramento]; Estuário de Santos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese