SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Social capital and health promotion in Latin AmericaNutritional education and fruit and vegetable intake: a randomized community trial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

BOSI, Maria Lúcia Magalhães  and  UCHIMURA, Kátia Yumi. Avaliação da qualidade ou avaliação qualitativa do cuidado em saúde?. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.1, pp. 150-153. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000100020.

Ensaio teórico sobre avaliação da produção do cuidado em saúde, visando à demarcação de alguns conceitos. Inicialmente, assinalam-se a multidimensionalidade da qualidade em saúde, as diferenças entre avaliação da qualidade e avaliação qualitativa e as implicações decorrentes da não-distinção entre esses dois conceitos. Discute-se o cuidado em saúde como expressão material das relações interpessoais nesse campo de prática e como objeto de avaliação, explicitando sua intricada relação com a integralidade e com a humanização. Sustenta-se que avaliação de qualidade e avaliação qualitativa não são rótulos intercambiáveis, mas opções políticas atreladas a projetos sócio-sanitários que não se justapõem. A compreensão dessa distância é necessária para a construção de propostas avaliativas que superem perspectivas tradicionais e excludentes.

Keywords : Assistência à saúde; Avaliação de serviços de saúde; Qualidade da assistência à saúde [acesso e avaliação]; Políticas [planejamento e administração em saúde].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese