SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Anemia in children under six: population-based study in Pelotas, Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910On-line version ISSN 1518-8787

Abstract

PAIVA, Adriana de A et al. Relação entre o estado nutricional de ferro de parturientes e seus recém-nascidos. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp.321-327. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000300001.

OBJETIVO: Determinar a relação entre os níveis de ferro de gestantes e seus filhos recém-nascidos, utilizando uma combinação de parâmetros hematológicos e bioquímicos para o diagnóstico da deficiência de ferro. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em Jundiaí, SP, em 2000. Amostras de sangue venoso foram coletadas de 95 gestantes e do cordão umbilical de cada uma, e utilizadas na determinação de hemograma completo, ferro sérico, capacidade total de ligação do ferro, ferritina sérica, zinco-protoporfirina, e saturação de transferrina. As mulheres foram classificadas em três grupos: anêmicas, deficientes de ferro e não-deficientes de ferro. As análises estatísticas utilizadas foram o teste de Tukey-HSD, o coeficiente de correlação de Pearson e regressão linear múltipla. RESULTADOS: Entre as gestantes, 19% estavam anêmicas (97,9% levemente anêmicas e 2,1% moderadamente anêmicas) e 30,5% apresentavam deficiência de ferro. Não foi observada diferença significativa nas médias dos valores dos parâmetros estudados nos recém-nascidos dos três grupos (p>0,05). A análise de regressão linear múltipla mostrou fraca associação entre os parâmetros maternos e neonatais. CONCLUSÕES: Os níveis de ferro de gestantes com deficiência de ferro ou com anemia leve/moderada parecem não influenciar de forma significativa os níveis de ferro de seus filhos.

Keywords : Estado nutricional; Gestantes; Recém-nascido [crescimento & desenvolvimento]; Deficiência de ferro [sangue]; Anemia; Troca materno-fetal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License