SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Riqueza e abundância de Culicidae (Diptera) em área impactada, Mato Grosso do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

REICHENHEIM, Michael Eduardo  e  MORAES, Claudia Leite. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.4, pp. 665-673.  Epub 29-Maio-2007. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006005000035.

O objetivo do artigo foi propor uma sistemática operativa para avaliar o processo de adaptação transcultural de instrumentos desenvolvidos em outros contextos lingüístico sócio-culturais. São feitas considerações sobre a necessidade do uso de instrumentos de aferição robustos; a importância de instrumentos "universais" que permitam sintonias transculturais; e a necessidade de partir para adaptação em contraposição ao desenvolvimento de um instrumento novo. Aborda-se a existência de controvérsias e diferentes propostas processuais na literatura e apresenta-se um modelo de adaptação. Essa síntese envolve os passos operativos dos processos de avaliação de equivalência conceitual, de itens, semântica e operacional, e apresenta um roteiro de análise psicométrica que alicerça a avaliação de equivalência de mensuração. Finalmente, reforça-se a necessidade de cuidar da qualidade da informação em estudos epidemiológicos, incluindo meticulosos processos de adaptação transcultural nas agendas de pesquisas.

Palavras-chave : Comparação transcultural; Diferencial semântico; Tradução [Processo]; Medidas em epidemiologia; Técnicas de diagnóstico e procedimentos; Estudos de validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês