SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue5High expenditure on a private healthcare plan: for whom and in whatAssociation between preventive care provided in public dental services and caries prevalence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

CANDIAGO, Rafael Henriques  and  ABREU, Paulo Belmonte de. Uso do Datasus para avaliação dos padrões das internações psiquiátricas, Rio Grande do Sul. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.5, pp. 821-829. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000500017.

OBJETIVO: Descrever a construção e o teste de rotina para análise das interna-ções psiquiátricas pelo Sistema Único de Saúde, a partir de seu banco de dados (Datasus), e analisar as características e tendências dessas internações. MÉTODOS: Foram extraídos dados das autorizações de internação hospitalar dos anos de 2000 a 2004, no Rio Grande do Sul. Os dados referentes a 91.233 internações foram processados por meio de sintaxes pelo programa SPSS, tendo sido testada a confiabilidade das rotinas. Foram descritas as freqüências das internações em hospitais gerais e psiquiátricos, e os principais diagnósticos, com análise de tendências por modelos de regressão polinomial. RESULTADOS: As confiabilidades intra e interavaliador foram de 100%. Observou-se tendência de crescimento na proporção das internações por transtornos de humor e de diminuição naquelas por esquizofrenia e por transtornos orgânicos. A proporção de internações por transtorno por uso de substâncias manteve-se estável. Houve tendência crescente na proporção do número de internações psiquiátricas em hospitais gerais, apresentando um crescimento de 97,7% no período. CONCLUSÕES: Foram evidenciadas a confiabilidade e a viabilidade das rotinas apresentadas, sugerindo o uso dos arquivos do Sistema de Informações Hospitalares como fonte de dados para a avaliação contínua das internações psiquiátricas pelo Sistema Único de Saúde. As alterações observadas nas proporções de internações psiquiátricas podem ter sido devido às mudanças: no tipo de pacientes; no padrão de diagnósticos, conhecido como viés de diagnóstico orientado pelo tratamento; e na legislação.

Keywords : Hospitais psiquiátricos; Hospitais gerais; Hospitalização; Tempo de internação; Sistemas de informação; Sistema Único de Saúde [estatística & dados numéricos].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese