SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Dimensão ética do cuidado em saúde mental na rede pública de serviçosTranstornos mentais comuns e uso de psicofármacos: impacto das condições socioeconômicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

OLIVEIRA, Graziella Lage; CAIAFFA, Waleska Teixeira  e  CHERCHIGLIA, Mariangela Leal. Saúde mental e a continuidade do cuidado em centros de saúde de Belo Horizonte, MG. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 707-716.  Epub 03-Jul-2008. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008005000038.

OBJETIVO: Analisar os fatores associados à continuidade do cuidado em saúde mental de pacientes encaminhados a centros de saúde. MÉTODOS: Foi conduzido um estudo de seguimento de 98 pacientes encaminhados a oito centros de saúde com equipe de saúde mental da área de abrangência de um centro de referência à saúde mental, em Belo Horizonte, MG, atendidos entre 2003 e 2004. Variáveis sociodemográficas, clínicas e referentes à continuidade foram descritas e em seguida comparadas, utilizando o teste do qui-quadrado. RESULTADOS: Após o encaminhamento, 35 pacientes não compareceram para o primeiro atendimento nos centros de saúde. Dos que o fizeram, 38 continuaram em tratamento. Retornar ao centro de referência para nova consulta após o encaminhamento e ter tido mais de dois encaminhamentos foram fatores facilitadores da continuidade do cuidado. Nenhuma característica individual esteve associada à continuidade. CONCLUSÕES: Os achados sugerem haver uma falha na proposta da linha de cuidado. A continuidade do tratamento parece estar mais relacionada a fatores referentes ao serviço do que a características do paciente.

Palavras-chave : Continuidade da Assistência ao Paciente; Serviços Comunitários de Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Administração dos Cuidados ao Paciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês