SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Auto-avaliação de saúde e limitações físicas decorrentes de problemas de saúdeSaúde de famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e de bóias-frias, Brasil, 2005 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

VILA, Vanessa da Silva Carvalho; ROSSI, Lídia Aparecida  e  COSTA, Maria Cristina Silva. Experiência da doença cardíaca entre adultos submetidos à revascularização do miocárdio. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 750-756.  Epub 27-Jun-2008. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102008005000035.

OBJETIVO:Analisar os significados da experiência da enfermidade cardíaca e de seu tratamento entre indivíduos em processo de reabilitação da cirurgia de revascularização do miocárdio. MÉTODOS:Estudo etnográfico realizado entre 2003 e 2005, em Goiânia, GO. Foram realizadas observação direta e entrevistas em profundidade com 11 indivíduos em reabilitação de cirurgia de revascularização do miocárdio. Com base na antropologia interpretativa, os dados foram reunidos em dossiês narrativos e analisados por meio da elaboração de unidades de significados e núcleos temáticos. RESULTADOS:Os sentidos atribuídos à enfermidade relacionaram-se a: descoberta da doença cardíaca, sentimentos desencadeados, explicações formuladas, aceitação da cirurgia e vida pós-cirurgia. A experiência foi interpretada como ruptura biográfica, situação entre a vida e a morte, invalidez, perda de autonomia e incapacidade de trabalhar. Os significados remeteram a uma lógica que articula senso comum, religião e fragmentos do discurso médico na compreensão da doença e da cirurgia cardíaca. CONCLUSÕES:Os resultados revelam que as experiências da doença e da cirurgia cardíacas marcam uma ruptura no modo de viver, trabalhar e compreender o processo saúde-doença. A abordagem da experiência da doença cardíaca contribui para extrapolar os limites de um modelo centrado na doença, seus sintomas e causas, característico do entendimento biomédico do processo saúde-doença, cujo foco é o mau funcionamento do processo biológico e/ou psicológico.

Palavras-chave : Cardiomiopatias [reabilitação]; Autocuidado; Impacto Psicossocial; Antropologia Cultural; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês