SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Repercussions of violence on the mental health of workers of the Family Health ProgramVitamin A supplementation during puerperium: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Abstract

LUIZ, Ronir Raggio  and  BAHIA, Lígia. Renda e inserção profissional dos médicos brasileiros após instituição do Sistema Único de Saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 689-698.  Epub July 17, 2009. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009005000045.

OBJETIVO: Analisar as tendências de inserção no trabalho e composição de renda dos médicos a partir das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílio (PNAD). MÉTODOS: Os microdados das PNAD de 1988, 1993, 1998 e 2003 foram analisados segundo parâmetros demográficos, sociais e ocupacionais. Na análise exploratória foram consideradas as tendências relacionadas com o emprego e renda dos médicos. As associações estatísticas foram avaliadas pelo teste qui-quadrado. RESULTADOS: Quanto ao perfil demográfico observou-se uma tendência de ampliação da presença de mulheres e de profissionais com mais de 55 anos, além da preservação da alta proporção de brancos. Com relação à ocupação e à renda, observou-se um aumento do empresariamento médico e a manutenção de elevados rendimentos, em termos relativos, especialmente para aqueles que mesclavam ocupações de empregado e empregador. CONCLUSÕES: A possibilidade do exame de características individualizadas de ocupação e renda e dos múltiplos vínculos dos médicos, disponíveis nas PNAD, ainda que limitadas, contribui para o aprofundamento da compreensão dos padrões e mudanças da inserção dos médicos brasileiros no mercado de trabalho no período pós-implementação do Sistema Único de Saúde.

Keywords : Médicos [provisão & distribuição]; Mercado de Trabalho; Levantamentos Demográficos; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese